domingo, outubro 14, 2007

O 13 e a Nova Catedral

Mais um 13... e mais uma enchente em Fátima. Mas porque é que a Nossa Senhora não apareceu em dias diferentes? Ou então.. podia aparecer agora com um horário de expediente mais alargado. Se assim não for, vai ser impossível colocar um ponto final nas filas de trânsito, filas de peregrinos a pé, filas para espreitar a missa... e por aí em diante. Ainda por cima... a Senhora só lá vai para os fiéis fazerem pedidos... ou agradecimentos. E as reclamações??
E se a sogra não está melhor das cataratas? E se a neta sempre reprovou com nega a Matemática, Português, Inglês, Filosofia, Trabalhos Manuais e Geografia? Onde está o livrinho para o queixume?? Hein? Ouvir pedidos e agradecimentos é fácil! E aguentar as broncas?
Ainda nesta data pude ouvir duas frases de peregrinos (muito fiéis) que me ficaram no ouvido:
- Nunca pensei que me rebentasse tanto os pés!
- Venho agradecer pela minha neta que está doente. - Eu digo... não tem nada que agradecer!
E desta vez o caso é mais sério. Nova Catedral???? Onde é que eu já ouvi essa nomenclatura? E com uma estátua da vedeta à porta?? João Paulo II?
O Benfica e o grande Eusébio deviam processar esta gente... por plágio descarado!
Nova Catedral... é a nossa!
PS- Perguntam vocês... com que número jogou Eusébio no Mundial de 66?? o 13 pois claro!
Não há vergonha!

6 Comments:

Blogger Red_Coast said...

De facto não há respeito!!!

De realçar uma frase que me marcou, proferida por uma peregrina depois de visitar a "nova catedral":

- "Não gostei!A da minha frequesia é mais bonita!"

Aquele abraço,
WWW.SEMGAS.BLOGSPOT.COM

8:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu concordo e gostaria de deixar aqui a frase "bonita" de outra peregrina:
- "Gostei de tudo, menos do Cristo! Acho que podia estar melhor!"

Estes fiéis! Tão exigentes!

Beijos***

7:37 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

nada de novo no reino da terra para chegar aos reinos do Ceu.
Pior foi a neta daquela senhora que chumbou naquelas disciplinas para tentar entrar em MEDICINA em santiago de compostela mas também a média dela foi totalmente destruida por outro CHUMBO a EDUCAÇÂO FISICA pois ela é GORDA.

10:55 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

e os simpsons? ninguem liga aos simpsons?

2:25 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Se calhar estava na hora de Fátima agradecer tudo o que copiou e dar em troca uma mãozinha aos teus meninos de águia ao peito...isso só já lá vai com um milagre!

11:19 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muito se copia por esse mundo fora... muito se escreve...
Vamos lá começar pela definição de Catedral: O termo catedral deriva do latim ecclesia cathedralis, e é utilizado para designar a igreja que contém a cátedra oficial de um bispo. O adjetivo cathedra foi ao longo dos tempos assumindo o caráter de substantivo, e é hoje o termo mais comumente utilizado para designar estas igrejas. O termo ecclesia cathedralis foi aparentemente utilizado pela primeira vez nos atos do Concílio de Tarragona em 516. Outra designação que era utilizada para ecclesia cathedralis era ecclesia mater, ou Igreja-Mãe, indicando-se assim que esta seria a Igreja "Mãe" da Diocese. Outro nome ainda era ecclesia major , ou Igreja-Mor. Também por ser considerada a casa principal de Deus na região, a ecclesia cathedralis era designada como Domus Dei, de onde deriva a palavra italiana Duomo e o prefixo germânico dom- para designar "igreja". Em português, utiliza-se o termo sé catedral — ou apenas "sé" — para designar uma Catedral, sendo esta designação derivada da palavra "Sede", como em Santa Sé (Santa Sede).
Como se pode verificar o termo Catedral está profundamente conotado com a religião... No entanto o que está aqui em causa é a designação de "Nova Catedral" e aí, não obstante a minha costela benfiquista, o Benfica antecipou-se. O mais justo agora era apelidarem de "Nova Catedral 2" ou "O regresso da Nova Catedral"... enfim...
O Benfica se "alugar" a Catedral aos Árabes, ou a outros tipos poderá ganhar umas valentes massas com esse negócio, mas a (Nova) Catedral de Fátima também não fica atrás... Com as esmolas dos peregrinos, daqui a uns anitos já võ poder construir outra de 70 ou 80 milhões de euros (que foi o custo desta!). Acho que o Benfica devia era montar uma banca de esmolas à entrada do Estádio a dizer: "Benfiquista: se tens fé e queres que o teu clube ganhe, deposita a tua esmola"! Ui... não comecem a dar ideias que esta pode ir longe...
O, nosso, Eusébio jogar com o mítico 13 ainda vá que não vá. Estávamos perante a ditadura de Salazar. Fátima e o futebol eram os trunfos do Estado para fazer esquecer o Povo do que se passava naquele tempo. Mas, parece que andam para aí outros "artistas" a copiar o "nosso" Eusébio (com o 13 nas costas e tal)... do mal o menos, esses "artistas" até marcam uns golitos!
Só mais uma coisa: Com o custo brutal da nova Sé muito à custa dos peregrinos e o Ratzinger nem se dignou a vir a Fátima...
Muito mais haveria a dizer, mas fico-me por aqui...

10:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home