segunda-feira, janeiro 28, 2008

Proibido fumar

Em Paris não se fuma em bares e restaurantes. É chique e sofisticado.
Em Nova Iorque não se fuma em bares e restaurantes. É um sinal de respeito e modernidade.
Em Portugal não se fuma em bares e restaurantes. É um escândalo! Uma perseguição aos fumadores! Um exagero! Não há direito!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Não fumo...( há já algum tempo)porque... num dia de reflexão sobre os bons hábitos de vida saudavel... fiz as minhas contas e calculem!!já fumei cerca de 180.000 cigarros. Se houver erro é por diferença.
QUANDO FOR GRANDE QUERO IR PARA NOVA IORQUE!

9:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não poderia deixar este post sem o devido comentário :)
Sou fumador e continuarei a ser até a altura em que o cidadão portador do meu nr de BI e de Contr. assim o entender. Sinto que tenho o direito à liberdade de fazer da minha saúde aquilo que bem entender no entanto estou plenamente consciente do velho chavão que a minha liberdade termina quando afecto a dos outros Poluir os pulmões a um não fumador é algo de muito negativo e que não deve ser feito!! Pelos vistos até estamos todos de acordo não é??
As minhas questões são outras e dessas não abdico...
Ponto 1- Não sendo contra a criação dos espaços por motivos óbvios de saúde pública, custa-me viver num país em que todos nós fumadores e não fumadores contribuímos !sem questionar! para criar locais de consumo assistido de substâncias ilegais.
Será que se os fumadores roubassem e utilizassem de violência quando privados da sua Droga teriam direitos iguais??
Ponto 2- Se se proíbe da forma cega como se fez,ganhe-se coragem e transforme-se essa Droga em ilegal. QUe acabem os fundos europeus para a produção de algo que é tão vil para a sociedade.
Ponto 3- Do valor pago pelo fumador o estado recebe uma percentagem absurda...ok diz ké para contribuir para questões de saúde provocadas pelo fumo,aceito! Mas se agora os fumadores passivos estão protegidos pela Mãe LEI caia o preço da Droga pois o que pagam aqueles que fumam dará para pagar todos os problemas associados ao consumo e ainda sobra muito para autocolantes vermelhos!
Ponto 4- Os proprietários dos espaços são severamente prejudicados uma vez que nem sempre tem as medidas necessárias para criar os dois espaços e como estariam os defensores da lei na pele deles?? E já nem abordo a debatida questão de como aplicar
...
divisão fisica
que tipo de extractor
medidas
empresas homologadas para transformação dos espaços...
É um gigantesco vazio que esta lei tb ajudou a criar
Ponto 5- Não podemos ser extremistas e a PROMOÇÃO EFECTIVA para a criação de àreas distintas era a solução ideal.
Quer dizer..funciona tudo sem discussões em espaços como o que estivemos na cidade de Braga enquanto que em àreas como um piso inteiro de um centro comercial já não é possível??Estranho no mínimo!! Haja vontade e capacidade para fumadores e saudáveis se colocarem no lugar um do outro.
Ponto 6- Parabéns à proibição em restaurantes onde até fumadores se sentiam incomodados mas não fumar à mesa onde outros comem não é lei mas sim educação...problemas levantam-se quando se permite que saulas de restauração funcionem como galinheiros com mesas pegadas umas às outras o que torna a boa norma mais difícil de cumprir!
Ponto 7- Espaços de diversão:)
Pois bem se para um a diversão é beber 1 grade de cerveja ou discutir a última moda para outros poderá ser um café bem quente e um cigarro... e olhem que todos nós já tivemos que aturar uns quantos bebâdos e cá estamos !!
POnto 8-A prioridade da saúde!
Olhe-se para o país ,para a quantidade de poucos profissionais de saúde portugueses que começamos a ter, para as maternidades fechadas,hospitais, serviços de úrgência e de cuidados de saúde fechados. Repare-se na anedota que de uma semana para a outra se tranformou o nosso INEM e serviço de bombeiros.
Este governo em quem eu não votava já antes de me proibir de fumar ou de me retirar regalias no que toca ao regime de habitação governa sabiamente e mereçe que lhe tire o meu chapéu.Sabe que na política o que é necessário é agenda ,tema, abertura de noticiário nem que seja para divulgar escandâlos roubando espaço a qualquer tipo de oposição mantendo assim todos nós até mesmo os iluminados que não fumam em banho maria até a uma manhã de nevoeiro que teima em não aparecer!!
Olhem para nós todos licenciados e rebolem no chão a rir...dizem que é o melhor remédio!
Não é um fumador zangado mas um cidadão que apesar do fumo consegue ver que haveria muito mais coisas com que se entreterem que teriam resultados muito mais imediatos e positivos!
Continuarei militante do meu VENTIL

3:48 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há e essa história da impotência causada pela tal Droga é um mito!:))

3:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Bom... sem querer ofender alguém só queria dizer o seguinte:
Já reparei e verifico que quase todos os meus amigos fumadores atiram o cigarro para o chão, para já não dizer aquelas pessoas que eu apanho nas minhas viagens a atirar para as matas e pinhais, depois de fumarem. Já reparei que quando estamos num restaurante, ou snack-bar a comer, quase todos puxam de um ou mais cigarros enquanto comemos... Também já vi pessoas conhecidas a ir para o café à meia-noite com os filhos de 2 e 4 anos e começar a fumar ao pé deles como se não houvesse amanhã!!! Isto são, na minha opinião, maus exemplos e maus hábitos! Para já não falar no lixo para o chão, eu não gosto de estar a comer e ao mesmo tempo estar a inalar fumo!!! A comida sabe um bocadito mal...
Concordo com muitas das coisas que o meu amigo alpinista refere. Os fumadores parecem assassinos, ou homicídas que estão a ser perseguidos. Todas estas questões foram muito mal planeadas pelo Governo Português. Agora, o que se tem verificado até à data desta nova imposição (desta nova lei do tabaco) é que os não-fumadores andavam a ser altamente prejudicados, mas aí ninguém dizia nada. Não é assim?

Gostei da história do Miguel Sousa Tavares:

"Ía há mais de 20 anos ao mesmo restaurante... era um cliente fiel daquele espaço. Agora com a entrada em vigor desta nova lei optaram por restringir o local a não-fumadores. Tinham espaço para transformar o restaurante para um local para fumadores com extractores, mas não, optaram por não-fumadores! Dirigi-me ao dono e disse: "Acabaram de perder um cliente"!"

Quer dizer, o homem não ía lá pela qualidade da comida ou pelo espaço, mas sim para fumar!!! Isto só visto...

Tal como os fumadores terão muita coisa para se defender, e até concordo com muitas coisas, cuidado porque até aqui foi uma selva, não havia restrições... O que aconteceu é que se passou do 8 ao 80! E isso foi o que foi mal planeado...

É a minha opinião...

Neo

12:56 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home