terça-feira, novembro 28, 2006

Palavras... sem palavras

O meu caro amigo Red Coast escreveu no seu digníssimo blog acerca da originalidade dos nomes de certas terras. De facto, qualquer um esboça um sorriso ao ouvir um Zé dizer que é de Merouços, Covelas, Labruje, Angeja ou Moncarapacho... sem querer mencionar Picha e Venda da Gaita. Pois hoje num Hipermercado de renome encontrei esta lata de atum que vêm na imagem. Pensei... sangacho de atum??? A nossa língua tem palavras a mais que podiam perfeitamente ser substituídas pelo tão português... coiso! Coiso de atum seria bem mais digno do que sangacho! Sangacho faz lembrar sangue, vísceras e gaspacho! Não quero sangacho de atum... muito menos Catita! Tenho para mim que estas palavras surgem quando um determinado indivíduo respeitável mete o pé na argola e diz uma baboseira. Os indivíduos menores ouvem... e repetem! Fica escrito o sangacho! Só assim se explica a existência do verbo bochechar e outras palavras que tais como rodilha, supimpa, patacho e bugre! Meus amigos... coiso! O coiso é tão mais nobre!
Se amanhã a língua do Prof. Marcelo tropeçar nos dentes e disser que o livro da Paula Bobone é macacho... a palavra passa a fazer parte do dicionário! Depois claro... das palavras surgem as terras com os nomes que mencionei... e pessoas que se envergonham cada vez que se têm de apresentar.
Há palavras do catano! Eu gosto de matraquilhos! E vocês?

8 Comments:

Blogger Red_Coast said...

Pois é amigo, grd post que vem complementar o que escrevi no meu blog aki há uns tempos!
De facto, com mil raios!!Sangacho?!Que é isto?!
Parece ser o principio de um fim há muito anunciado...

Eu gosto de berlindes, e vocês?

10:58 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Por falar em nomes esquisitos de terras por este Portugal que ainda é nosso, aqui vão dois nomes de terras muito originais.
Entre Guimarães e Vizela existem duas terriolas que têm nomes dificeis Deus me livre.
Agora aqui ficam para a posteridade: A primeira aldeia chama-se Penso de Baixo. Mas depois de a atravessar por completo, pasme-se, fica a aldeia de Penso de Cima.
Nada melhor.
Fui.Over and out.

3:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

E o grande Pinto da Costa também nos trouxe o "Penso eu de que"

5:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu gosto da palavra...salchicha!!!!!!!!my favourite, sem duvida.
Quanto a nomes de terrinhas...Portugal é riko em exemplos lindos, tais como...Lama, Subportela ou entao Carreira.
Abraço mano e continua a escrever, é k tens sempre mais jeito para isso,k pa encher um kopo de Franziskaner :D

1:03 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

eu gosto muito quando há misturas tipo tibetano-portuguesas como por exemplo OUTLET-GRIJÓ. como dizem e muito bem...ele há coisas fantásticas não hão!!!!

7:38 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

De quem é a mau que embala o berço... neste caso a lata de sangacho?

9:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aqui ao pé de mim: A-dos-Eis,concelho de Sintra

1:26 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A estupidez das pessoas é verdadeiramente impressionante, convencidos que sabem muito de português, depois dizem tamanhas anormalidades. Ninguém inventou a palavra "sangacho". É uma palavra bem portuguesa, usada para designar uma parte da carne do atum, mais escura localizada em redor da espinha, mas igualmente rica em ómega 3, recomendado numa dieta equilibrada.

8:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home