quinta-feira, junho 04, 2009

Nós por cá

Visto não ser possível colocar em palavras aquilo que sinto quando ouço a Júlia Pinheiro a apresentar o seu programa da tarde, ou outro qualquer... resolvi falar do meu outro ódio de estimação... "Nós por cá"!
Não tenho nada contra Conceição Lino... apenas contra o ridículo do exagero de situações menores.
No último programa falava-se em escândalo porque a ideia de uma nova ponte em Barcelos não passou do papel após se ter gasto muito dinheiro a projectar. Descobriram também um bairro em Lisboa que ainda não tem ecoponto e um poste que estorva num parque de estacionamento.
Os jornalistas fazem o seu papel com frases repetidas do género... "Só em Portugal..." ou "... e ainda queremos pertencer à Europa"; "... somos um país do terceiro mundo..."; "... nos outros países isto é impossível...".
A quem querem vender isso? Acham que na Alemanha não se gastam fortunas em projectos que não saem do papel?? Não haverá em Paris uma dúzia de bairros ainda sem ecoponto?? E postes mal colocados no Reino Unido... nem um??
Será que o Sr. Jaime Cerqueira de Tabuaço que repete indignado... "Isto só em Portugal" alguma vez foi sequer a Badajoz??
E a Dona Cacilda da Amareleja que grita... "Isto é um escândalo... somos mesmo um país de incompetentes"... já se meteu na camioneta para atravessar a fronteira? Costuma ler jornais estrangeiros? Como todos sabem o que se faz ou deixa de fazer nos "grandes" países!!
Somos... somos um país com incompetentes... assim como TODOS no mundo.
O problema é que andamos a vasculhar ninharias para alimentar um lamento semanal em forma de "Nós por cá". O pessimismo e sentimento de inferioridade que nos é incutido ao levar ao extremo estas falhas arquitectónicas e políticas... dá-me vómitos.
Orgulhosamente Português... com postes fora do sítio e àrvores que se inclinam para a estrada... as malvadas!

5 Comments:

Blogger Mariana Esteves said...

oh se concordo! :)

10:12 da manhã  
Blogger MC said...

Ola

grande Pedro ! Mai nada bota abaixo a nespereira :)

um forte abraço

Manuel

2:36 da tarde  
Blogger Neo said...

PORTUGAL, PORTUGAL, PORTUGAL!
Concordo absolutamente que o "Nós por cá" é uma versão demasiado pessimista daquilo que deveria ser um programa de informação com um toque de ironia ou chamadas de atenção...
Ainda no outro dia fui ao estrangeiro e vi lixo na rua, pessoas a dormir nos bancos de jardim... sim, sim, é verdade, no estrangeiro... mesmo em Santarém :-)

5:14 da tarde  
Anonymous André aviali said...

É o mal do nosso país: o espírito derrotista! Há dias que 'o que é nacional' afinal não é assim tão bom e há outros (lembro-me por ex. da euforia do Euro2004) que somos os melhores e até os 'comemos' (aos estrangeiros que por vezes, ou quase sempre, são superiores em tudo). Enfim, "Nós por cá" temos que nos aguentar 'à bronca' com os compatriotas, jornalistas, políticos e outros tugas, assim como fazem os demais habitantes dos outros países ditos superiores.
Já dizia o saudoso Fernando Pessa: "E esta hein?"

10:50 da tarde  
Anonymous Skobalpinista said...

Folgo o seu regresso à crítica e aplaudo o tom. :)
Faz parte de nós esta ideia do TÁ MALi.... e por muito que se queira não dá para evitar. Se não der para mais nada da para rir com as personagens que lá nos são apresentadas.

11:54 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home